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Benefícios da Laranja

Benefícios da Laranja

A laranja é conhecida principalmente pela vitamina C, nutriente que ajuda na prevenção e tratamento de gripes e resfriados. No entanto, a laranja também é fonte de potássio, magnésio e betacaroteno, nutrientes com ações antioxidantes que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer, de acordo com o nutrólogo Durval Ribas.


Benefícios da laranja

Podemos dizer que a laranja tem um lugar de honra em uma dieta equilibrada e saudável, devido aos diversos benefícios que ela oferece à saúde. A vitamina C, além de ser fundamental para o bom funcionamento das defesas do nosso organismo, também ajuda na absorção do ferro dos outros alimentos, como, por exemplo, quando ingerimos folhas verde-escuras ou feijão acompanhados de uma fatia da fruta. Já o potássio ajuda a manter a pressão arterial em níveis saudáveis.

Outra vantagem é o fornecimento de energia, já que a laranja é rica em açúcar e carboidratos. Pensando nisso, vale lembrar que, como qualquer alimento, ela deve ser consumida com moderação, pois contém cerca de 50 calorias a cada 100 gramas.

O nutrólogo Durval Ribas destaca ainda que a laranja é uma ótima excelente opção de sobremesa, pois ajuda no movimento intestinal e facilita a digestão. Isso só é possível devido às fibras, que, juntamente com a vitamina C, ajudam na produção e liberação dos sucos digestivos, reduzindo também a azia e a sensação de inchaço. Abaixo, o nutricionista Breno Lozi indica outros benefícios da laranja:

Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue

Combate ao colesterol ruim (LDL-c)

Controle da pressão arterial

Correção da acidez excessiva do organismo

Estímulo das funções gastrintestinais

Estímulo do sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

Melhoria dos problemas digestivos e bucal

Prevenção de aterosclerose

Prevenção de gripes e infecções

Proteção contra o câncer de cólon

Reforço das defesas do organismo

Reduz a constipação ou diarreia para quem sofrem de síndrome do intestino irritável (SII).


Nutrientes da laranja

A laranja é fonte de betacaroteno, folato, tiamina e potássio. Rica em antioxidantes, vitaminas C e E, compostos fenólicos e carotenos. "É também uma fonte muito importante de ácido ascórbico, um nutriente que além da ação vitamínica, é precioso pelo seu efeito antioxidante, pelo estímulo ao sistema imunológico, dentre outros benefícios à saúde, os quais estão sendo ativamente investigados e atualizados, tais como a inibição da formação de câncer de estômago causado por compostos N-nitrosos", explica o nutricionista Breno Silva.


Informação Nutricional da Laranja (porção de 100 gramas)

Calorias65kcal
Proteínas0,6g
Gorduras1g
Vitamina A195 U.l.
Vitamina B1135 µg
Vitamina B2150 µg
Vitamina B30,25 mg
Vitamina C48 mg
Cálcio45 mg
Potássio36 mg
Fósforo21 mg
Sódio13 mg
Enxofre11 mg
Magnésio8 mg

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18582-laranja